RSS

terça-feira, 22 de junho de 2010

resposta para o brasil- desculpe a demora...

dora disse...
Olá, escrevo do Brasil para dizer que adorei o seu blog, tem muitas receitas interessantíssimas.Gostaria de saber se você já usou essência de baunilha comestivel em sabonetes feitos com base glicerinada, e se já, como foi o resultado? Estou fazendo sabonetes artesanais aqui e me encantei com suas receitas de sabão cold process, vou experimentar.Desde já, grata pela atenção. Dora.
2 de Junho de 2010 17:33

Olá Dora, como está? Desculpe não ter respondido antes, mas não tinha visto sua pergunta.(eu sei que ha uma função para saber quando há comentarios novos, mas essa informação está perdida algures entre os meus hemisferios cerebrais, provavelmente num sitio de dificil acesso!)

em resposta à sua pergunta, eu não usei essencia alimentar nos sabonetes de base glicerinada, porque comprei logo essencias cosmeticas para sabonetes. Utilizei corantes alimentares em alguns e ficaram bonitos (por acaso de uma marca brasileira !). Pelo que li e pelas receitas que existem em varios sites brasileiros é possivel utilizar essencias alimentares nos sabonetes de base glicerinada. O unico senão destas essencias é a duração do aroma que se desvanece mais rapidamente. Em sabão natural então é num apice! mesmo as essencias cosmeticas saem muito beneficiadas com um fixador.
Sabao cold process (sabão natural) é uma maravilha! Não sei se viu o post que eu coloquei do progecto Gerart dai do Brasil? tem cadernos com muita informação desde os oleos /manteigas utilizadas, tabelas de qualidades e tabelas de saponificação e até receitas.
http://saosabao.blogspot.com/2010/06/cadernos-com-instrucoes-e-receitas.html
E o Brasil tem oleos e manteigas vegetais e plantas medicinais optimas e maravilhosas para voce utilizar!! Força!
Tem senhoras brasileiras a fazer sabões cold process maravilhos! E se forem com produtos naturais e ecologicos melhor ainda!
No foro espanhol mendrulandia,
http://foro.mendrulandia.es/index.php
tem pelo menos 2 brasileiras que fazem sabões maravilha (Peña e Fernanda )e dê uma olhada no trabalho de Beth do "Santo Sabão" e se inspire.
http://www.flickr.com/photos/santosabao/
Ainda sobre a essencia de baunilha, pelo que li é natural que o sabão escureça um pouco com essa essencia, parece que é devido a uma substancia existente na baunilha. Os sabões onde usei essa essencia ja eram escurinhos, por isso não dei por nada!
Não sei se sabe ingles, mas neste site pode ver as fotos da diferença de coloração de uma sabão cp com a essencia de baunilha. Não tem problema, é só não querer que o sabão fique branco! ;)
http://candleandsoap.about.com/od/tipstricks/qt/vanilladiscolor.htm
Espero ter ajudado. Estou disponivel para qualquer outra questão, embora seja mais rapida se enviar uma mensagem para o mail. hehehe
Abraços deste lado do "charco"!!(como dizem as saboeiras sul-americanas do foro mendrulandia!)
:)
Florbela

6 comentários:

Unknown disse...

Hola florerba, tu blog me ha gustado mucho por toda la información que das
felicidades

Florbela disse...

Gracias Carmel! :)
Sabe eu tive tanta dificuldade em encontrar informação em portugues (practicamente inexistente!), que tive que procurar me ingles e finalmente encontrei em espanhol. foi graças a pessoas que não se importaram de partilhar os seus conhecimentos na net que eu consegui aprender. Por isso não me custa nada partilhar essa informação com outras pessoas,além de ser, no do meu ponto de vista, mais que justo que o faça.
Um abraço

Unknown disse...

ah Florbela tô aqui toda feliz !!!! obrigada pela lembrança !!! Queria conhecer estas duas saboeiras, Peña e Fatima ! Vc sabe em que lugar do Brasil elas estão ?
abs
Beth

Florbela disse...

Olá Beth!
em primeiro lugar peço desculap pois o nome da outra saboeira não é Fatima é Fernanda. Cabeça a minha!
A Peña é do Rio de Janeiro e a Fernanda de Salvador Bahia.
Não tenho os e-mails dela mas posso enviar uma mp lá no foro a dizer que vc gostaria de conhecer.
abs

Unknown disse...

oi Florbela ! A fernanda eu conheço, mas a Peña não.....até tentei falar com ela atraves do forum da mendrulandia, mas te confesso que me atrapalhei toda ! Queria me apresentar no forum e nem isso eu consegui...rsrsrs....outro dia com mais calma tento de novo.
abs

Unknown disse...

Boa noite!
Gostaria de saber que tipo de essência vc usa no sabonete, se tem alguma pra indicar. Eu fiz um sabonete com óleo de oliva, como não tinha todo o material de apoio medi as quantidades em um copo medidor, na hora de colocar a soda achei que era muito e tirei por conta própria.O sabonete endureceu porém não tem um cheirinho bom. Tem como corrigir isso?
Adorei seu blog?

Enviar um comentário