RSS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Crónicas de sabão Episodio 1

Mas afinal, o que raio é sabão?
(Dialogo hipoteticamente hipotético)
-Então...sabão é...é...é sabão! Sabão é sabão, pá! Olha! Sabão, são aquelas barras embrulhadas em plástico que ficam nas prateleiras debaixo nos supermercados, na zona dos detergentes.
-Não é isso! ‘Tás parvo?...nas prateleiras de baixo...
-Não é o quê? É sim senhor!
-Olha aqui na Wikipédia....
-Na uiqiqê?
-È pá! Queres tomar atenção? ‘Tás a levar uma “bélinha” não tarda! Aqui está escrito: “O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos.”...
-Vês? Vês? Eu sabia! Usava-se para lavar a roupa! Até deixava os peixes cor de prata! Agora é que já não se usa... também já quase não há peixes.
-Mas tu ainda não paraste de dizer disparates? Aqui diz também: “Do ponto de vista químico, o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação. A gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e as moléculas livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão.[1]”.
Percebeste? Ao misturar uma gordura com uma solução alcalina, que neste caso será uma mistura de água e hidróxido de sódio, dá-se uma reacção química que se denomina de saponificação e dai resulta o sabão.
-Aaahh!!! ... saponificação!!!...Pois, se lava os peixes também é capaz de lavar sapos!!
-Sapos? ...SAPOS!?!?!? ISTO NÂO TEM NADA A VER COM SAPOS!!! NEM PEIXES!!! IRRA!!!!! SAPONIFICAÇÃO É A REAÇCAO QUIMICA DA QUAL RESULTA O SABÃO!!!!
-Calma meu! ...Para que são os gritos???
(som de respiração ofegante e ligeiros grunhidos de raiva assassina)
-Olha! Sabes que eles agora, ralam as barras de sabão que não se vendem e juntam aos detergentes da roupa? Assim vendem os detergentes e livram-se do stock velho de sabão.
(som de doloroso deglutir de baba de raiva assassina, seguido de ataque de tosse asfixiante)
-Aposto que não sabias disto! Á pois é!! Não és só tu que sabe coisas! Aqui o je também pesca umas coisas!! HA! HA! Viste? Pesca ...peixes... percebo ou não de sabão?
(grito agonizante de desespero, seguido de som de corrida desenfreada com eventual cabeçada na parede e subsequente desmaio com queda dorsal)
-Então!? O que te aconteceu? Acorda! Ora esta! E logo agora que eu ia perguntar se também faziam sabão com rãs...

(Dialogo hipotético, realizado num universo hipotético-mental de 2 neurónios (o Zé e o Manel), dos quais nenhum se aproveita e a totalidade roça as raias da demência e também desopilam de vez em quando)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sab%C3%A3o#cite_note-1
http://www.sabao-barra.com/Curiosidades.html

0 comentários:

Enviar um comentário