RSS

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Óleo perfumado para os pés

Um óleo de ervas hidratantes e tonificantes.
Leve a lume muito brando e em banho -maria um recipiente de vidro inquebravel 1/4 de litro (250ml)de oleo de coco, ou amendoas doces, ou azeite. Eu prefiro azeite, mas nem todas as pessoas apreciam o seu aroma caracteristico.
Junte as seguintes ervas secas e picadas:
10g de folhas de tomilho
10g de folhas de tilia
10g de folhas de malva
20g de flores de alfazema

Mexa frequentemente com um colher de pau e deixe macerar ao lume por 2/3 horas. Cuidado para não fritar!! !O lume tem que estar mesmo baixinho e verifique o nivel da agua do Banho-Maria. Deixe repousar durante cerca de 12 horas antes de filtrar. Para filtrar use um passador fino e um pano de algodão (tipo fralda de bébe em tecido, claro!)

Acondicione em garrafa ou frasco de vidro escuro e guarde em local seco e fresco.
Utilize de manha e/ou à noite apos a sua higiene, massajando os pés.

Se não quiser utilizar o lume e não tiver pressa, pode fazer este oleo de forma mais "natural":

Com os mesmos ingredientes e quantidades, deite tudo num recipiente com tampa hermetica (os frascos para compotas são optimos para isso)de preferencia de vidro escuro e guarde em local seco, fresco e escuro por 30 dias. Filtre ao fim desse tempo. Se não tiver vidro escuro, enrole o
recipiente em folha de aluminio ou papel.

Outras pessoas preferem recorrer aos elementos naturais e expoem o recipiente ao Sol, à Lua, por 40 dias e 40 noites.

O acondicionamento e armazenamento é igual ao primeiro método.

Se quiser e isto é opcional, pode acrescentar algum oleo essencial da sua preferencia, escolhendo pelo aroma ou pelas qualidades terapeuticas, na proporção de 1 a 2% do peso total do oleo depois de filtrado.: o oleo essencial de alfazema será optimo para relaxar apos um longo dia e auxiliará o sono; a menta, as hortelãs refrescantes e revigorantes assim como o pinho, o eucalipto, a arvore do chá ou tea tree, ou citricos como limão, toranja, erva-principe (lemongrass) ou a litsea cubeba(may chang)

Boa noite e bons sonhos!
;)

0 comentários:

Enviar um comentário