RSS

domingo, 20 de junho de 2010

O que se pode usar para a solução alcalina

Boa noite!
Hoje não tenho sabões para mostrar, nem fiz nenhum novo. Razões? Não tive “pachorra” para ir tirar fotos a uns sabõezinhos muito tímidos que estão guardados numa caixa de cartão; e tenho que “despachar” a quantidade “enormérrima” de sabões que tenho. Eu bem levo quase meia hora a ensaboar-me, dou, ofereço…, mas parece que ainda tenho sabões para dar e durar. É bom porque significa que o sabão é bom, é chato porque assim não posso “saboeirar”, porque corro o risco de ir dormir para a rua enquanto os sabões se refastelam na minha cama! ‘Tá mal!

Então espremi os meus neurónios (‘taditos!) para ver do que é que eu ia falar aqui.
(barulho de engrenagens algo enferrujadas)

Ah! Já sei!

Que líquidos já usei para dissolver o hidróxido de sódio.
Ora bem, sem ser por ordem de utilização, antes pela ordem que a memoria me deixa lembrar foi:

Agua destilada (ok, sim foi a primeira…)
Infusão de ervas feita com agua destilada, hortelã, capim-limão, erva-cidreira e casca de limão
Uma laranja inteira (casca, caroço, sumo e tudo) e uma cenoura, raladas com agua destilada
Infusão forte de café e agua destilada
Infusão de flor de laranjeira
Sumo de aloé arborensis (c/acido cítrico)
Um pepino inteiro (c/ sementes e casca) moído e agua destilada
Cerveja preta (choca)
Agua de arroz (agua destilada com farinha de arroz)
Agua de aveia (agua destilada com farinha de aveia)
Folhas e flores de urtiga moídos com agua destilada (para champô)
Leite de coco

Pode-se utilizar também
Leites vários de origem animal ou leites vegetais (que devem ser congelados para que o hidróxido de sódio não caramelize os açucares)
Sumos de frutas,
Infusões varias,
Vinho (fazer uma redução em lume brando para evaporar o álcool…imagine com especiarias misturadas! Humm!)
Agua salgada
Agua açucarada (com açúcar ou com mel)

Enfim use a imaginação, sinta os aromas e os “sabores” (pelo amor de Deus não coma os sabões!!!).

Muitas vezes vai dar errado! Muitas vezes (vá lá..nem tantas assim!) vai ter que deitar para o lixo a mistura que deu errado. Temos pena, mas a isso chama-se aprender, experimentar. Como sinal de esperança e incentivo na maior parte das vezes, desde que a que o sabão não esteja caustico, pode sempre recuperar o sabão ou através do refundido, de acrescentar uma quantidade desse sabão que ficou menos bem noutro sabão, como parte da massa (misturando no traço) ou como efeitos decorativos( bolas, raspas..), ou até fazendo um scrub corporal (exfoliante).

Ok! Missão cumprida por hoje. Vou dormir que amanhã é dia de trabalho.
Boa noite e bons sonhos.

1 comentários:

Anónimo disse...

quando misturamos ervas, extratos, frutas, legumes etc.. para fazer a lixívia, não se perde os ingredinetes ativos dos mesmos por causa do ph altíssimos da soda?
gratidão
Renata

Enviar um comentário