RSS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Outros Aditivos Naturais

São Sabão – sabonetes artesanais e sabão natural
http://saosabao.blogspot.com/
outros aditivos:

Mel
(nutre e hidrata) O mel é um grande humectante natural e um estupendo alimento para os tecidos epiteliais, já que os seus açúcares naturais são semelhantes aos factores hidratantes da própria pele que também nutrem. Por este motivo favorecem sobretudo as cútis secas e frágeis suavizando-as intensamente, ainda que em combinação com outros ingredientes também resulta uma boa máscara para todo o tipo de peles, inclusivamente para o cabelo.
Devido à facilidade na sua obtenção, teve desde sempre um importante papel na cosmética caseira, motivo porque existem centenas de receitas nas quais se emprega como ingrediente principal. De algumas daremos conta mais adiante. Por outro lado, o mel também se pode empregar em casos de pequenas queimaduras ou feridas, úlceras, chagas ou fissuras da pele devido às suas propriedades cicatrizantes.

Propólis
(Limpeza de impurezas) Da colmeia aproveita-se tudo, até o propólis, uma substância cerosa de cor castanha fabricada pelas abelhas e que utilizam para manter o seu favo asséptico. A sua potente acção desinfectante é muito adequada para limpar as feridas cutâneas e ajudar na regeneração da pele, mas na sua aplicação meramente cosmética destaca a sua propriedade dermo-purificante. Por isso é incluída na composição de numerosas máscaras adequadas sobretudo a peles gordurosas ou com acne.
Aveia :
(hidrata e acalma) As pessoas costumam acreditar que existe algo mágico na aveia, ela é ancestralmente considerada boa para a pele. A medicina popular européia prescreve banhos de aveia para peles secas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardência ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente respaldado, existem inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação. A composição da aveia é rica em ingredientes amigos da pele, como os ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e um alto % de aminoácidos, que doam maciez e suavidade à epiderme irritada.
Os derivados ativos presentes na aveia podem oferecer benefícios em cosméticos para pele e cabelo, como por exemplo:
Diminuir a ação irritante e inflamatória de outras substâncias à pele;
Hidratar profundamente peles secas;
Acalmar as irritações em peles sensíveis, como o desconforto causado por eritemas;
Sendo assim a aveia é um super hidratante, forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada.

Vitamina E
A proteção da pele é um dos benefícios bastante conhecidos da vitamina E. Ela retêm a humidade na pele e impedem a secura, a comichão, e o rachar. Ajuda nos cuidados da pele queimada pelo sol e auxilia na cicatrização de feridas. Pode ser aplicada topicamente e é um ingrediente principal dentro da maioria dos cremes, loções e cremes solares. A vitamina E ajuda a pele com acne. A maioria dos benefícios da vitamina E é resultado de suas qualidades antioxidantes. Isso significa que ela se associa ao oxigênio e destrói os radicais livres. Ela impede que as gorduras poliinsaturadas e outros compostos sensíveis ao oxigênio, como a vitamina A, sejam destruídos pelas reações prejudiciais da oxidação. A vitamina E também age como um antioxidante nos alimentos. Nos óleos vegetais, ajuda a evitar que eles sejam oxidados e estraguem. Da mesma maneira, impede que a vitamina A dos alimentos oxide. Isso torna a vitamina E um conservante de alimentos muito útil.

1 comentários:

Anónimo disse...

sera que e isso mesmo nao acho essa respostas certas

Enviar um comentário