RSS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sobre o sabão natural

São Sabão – sabonetes artesanais e sabão natural
http://saosabao.blogspot.com/

Utilizamos manteigas vegetais como a manteiga de cacau e a manteiga de karité, e oleos vegetais como o azeite virgem, o oleo de coco, oleo de amendoas doces ou a cera de abelha. Juntámos-lhes flores e plantas, mel puro de abelha, oleos essenciais e ou essencias de grau cosmetico.

Sabão natural, feitos a partir de óleos e manteigas vegetais aos quais é adicionado uma solução alcalina de forma a que se dê uma reacção química chamada saponificação (ou seja que as gorduras se transformem em sabão).

Fazemos os sabões naturais, em pequena quantidade (lotes de 500g ) , pelo gozo de fazer misturas diferentes, à mão, com grande percentagem de azeite virgem (de 50 a 100%), e utilizados outros óleos e manteigas vegetais como óleo de coco, manteiga de cacau, manteiga de karité, óleo de palma, óleo de amêndoas doces, óleo de rícino, óleo de jojoba, etc.. Qualquer óleo vegetal pode ser adicionado a uma formula de sabão, sendo uns mais saponificáveis do outros. Alguns óleos como o jojoba, contêm uma grande percentagem de partículas insaponificaveis (isto é que não se transformam em sabão) mas que permanecem no sabão acrescentando propriedades benéficas para a pele.

Os sabões naturais têm um período de cura, (geralmente de 4 a 6 semanas), durante o qual a soda é neutralizada tornando o sabão seguro para uso e durante o qual o sabão vai evaporando a agua que contém e seca, tornando-se uma barra mais dura. Dizem os peritos que o sabão natural, quanto mais velho, melhor. Mas podemos considerar um período de 2 anos, para o podermos desfrutar.

Estes são alguns dos sabões que já fiz.

Jasmim e chá verde: realizados com azeite macerado com flores de jasmim e cha verde. Contêm óleo coco, manteiga cacau e manteiga karité. Perfumados com essencia de jasmim.Com vit E

Sabão de chocolate/cappuchino com canela e laranja (as bolas incorporadas). Especiarias e cafe em infusão para a massa de chocolate e de canela e polpa e sumo de laranja para a massa de laranja. Oleos e manteigas vegetais:azeite, manteiga de cacau, oleo de coco, e manteiga de karité e oleo palma(laranja) , perfumados com essencias cosméticas de chocolate, café canela e oleo essencial de laranja. Com vit. E (contém canela e gengibre, pode irritar peles sensíveis)

De Aveia e Mel: azeite virgem, oleo de coco, oleo de palma (não refinado), manteiga de cacau e katité, cera de abelha, mel, vitamina E, extracto de propolis, aveia moida, ( não têm quaisquer perfumes ou corantes.)

De Calendula e Camomila:Azeite virgem (macerado com flores de calendula e flores de camomila), oleo oleo palma (não refinado), manteiga de cacau e de karité, cera abelhas. Enriquecido com oleo de amendoas doces, mel e vitamina E. (não têm quaisquer perfumes ou corantes.)

De Alfazema e Mel: Um Sabão 80% azeite virgem (macerado de alfazema), com oleo coco e cera abelha, enriquecido com mel, vit.E e oleos essencias de alfazema e arvore do cha (tea tree).

De Hamamelis/calendula e alfazema: Azeite virgem macerado com hamamelis, calendula e alfazema, oleo coco, manteiga karité, manteiga de cacau e cera abelha. Extracto de propolis, mel, vit.E, argila verde. Levemente perfumado com oleos essencias de alfazema, arvore do cha, e de laranja doce.
De Alecrim e Mel: Os mesmos ingredientes do sabão de alfazema e mel, sendo o azeite macerado com folhas de alecrim. Contem vit. E. Perfumado com oleo essencial de alecrim e tintura de benjuim.

Puro azeite virgem. 100%azeite virgem: sem perfumes, nem corantes.

http://saosabao.blogspot.com/

0 comentários:

Enviar um comentário