RSS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Manteigas e óleos vegetais – propriedades e qualidades

São Sabão – sabonetes artesanais e sabão natural
http://saosabao.blogspot.com/

Manteigas e óleos vegetais – propriedades e qualidades
Azeite : As mulheres do antigo Egito já utilizavam o azeite de oliva como produto de beleza. A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio, como produto de beleza e, nas cerimônias, os reis eram ungidos com ele, porque o consideravam um óleo sagrado.
Há 5 mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e o utilizaram como emoliente. A partir daí criaram o primeiro sabonete, misturando azeites, essências e cinzas. O sabão de Aleppo é um desses sabões. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade.
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que faz com que ajude a retardar o envelhecimento da pele.

Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.

Manteiga cacau: Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis `de qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Por essas propriedades é de notavel interesse como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. É por isso muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave.

A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. É também usada para o cabelo. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites. É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas, o que a torna uma eleita pelas mulheres africanas. É muito bem tolerada mesmos pelas peles sensiveis, e inclusivé usada em produtos para bébes.
Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.

O Óleo de Amêndoas Doces é um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, mas é bom para todos os tipos de pele.

Óleo de coco: Gordura altamente saturada extraída da noz de coco é usada no fabrico de sabão natural em substituição das gorduras saturadas animais, pela dureza e espuma que proporciona aos sabões. Faz espuma facilmente (dizem que sabão puro de coco faz espuma até em agua salgada) e limpa muito bem a pele. É um óleo vegetal puro, sólido a temperaturas inferiores a 20º C. Proporciona uma espuma muito agradável reunindo as suas qualidades e propriedades às do azeite, produzindo um sabão muito simples com óptimas propriedades emolientes, óptimos para a limpeza diária da pele.

Cera de abelhas
(Protege e suaviza)
Como o mel, a cera de abelhas é um dos mais antigos cosméticos conhecidos já que é um perfeito emulsionante natural para a elaboração de cremes e máscaras, adequado para aplicar sobre a pele, pois protege e suaviza-a Também tem propriedades sebo-equilibrantes e nutritivas, e é muito adequada para aplicar sobre as zonas gretadas da pele. De facto, constitui em muitas ocasiões a base de cremes e loções para as mãos ou de batons para os lábios, tratando as gretas provocadas pelo frio.
A cera de abelha sabonete é ótimo para usar, pois suaviza a pele e não contém ingredientes artificiais.
http://saosabao.blogspot.com/

1 comentários:

Amélia Santos disse...

Boa tarde!
Tenho a dar-lhe os parabens, pelo o conteudo do seu Blog!
Relativamente aos sabonetes artesanais que produz, e muitissimo bem,quero lhe fazer uma pergunta,caso me possa responder.
A base glicerinada que usa, é preparada por si?
Se for o caso pode me dizer como a faz,s.f.f.?
Sou de Coimbra, e na minha cidade não existe esta matéria prima,e gostava de me puder ocupar com coisas úteis,e que me façam sentir feliz.
Se me puder ajudar, agradeço!
Vou lhe dar o meu email,para que possa me enviar a"FÓRMULA"pedida. Estou de baixa médica à 2 anos,fui operada à coluna cervical e a mesma não correu como eu esperava,e tive que meter os papeis para a reforma por incapacidade,e estou à espera da decisão. Daí eu querer me ocupar psicologicamente,sabe que o artesanato é um antitress,naõ sabe?
Aguardo noticias suas,espero que seja para breve,e aqui deixo o meu email.
Bem haja.
Atenciosamente
Amélia Santos
amfbonacho@hotmail.com

Enviar um comentário