Olá!
Há muito tempo que não escrevia nada aqui, mas como recebi um e-mail a porem umas questões eu vim aqui aproveitar para colocar em post a resposta.
Ora bem, perguntaram-me se quando faço sabão de frutas se uso a fruta ou só a essência. Bom, depende: se for sabonete de base glicerinada uso só a essência; afinal será a esencia que vai dar o aroma, certo? Usar frutos ou flores nos sabões de base glicerinada vai fazer com que:
1º- percam a validade muito rapidamente e obriga ao seu uso imediato, por conta da degradação do produto e do aparecimento de fungos e bactérias, e dai se tornem tóxicos e prejudiciais; (eu sei, pq atirei para o lixo uns quantos com aveia e outros com alfazema moída)
2º: mm… acho que o ponto acima tem o mais importante…hehehe
Se for um sabão natural, posso em certos casos, usar sumo e polpa de fruto ou do legume em questão, mas a quantidade não deve ultrapassar a metade da quantidade de água (caso leve polpa também) e claro essa quantidade será descontado à quantidade final de água. Ou seja se por ex.; a água a usar for 169 g de água eu costumo usar cerca de 60 g de polpa e sumo de frutos (p.ex. aloé, laranja (o fruto inteiro moído), pepino (inteiro), pasta de azeitonas, etc. maior quantidade, pode produzir um sabão mole.
Podem ver este post:
http://saosabao.blogspot.com/2010/06/o-que-se-pode-usar-para-solucao.html
No entanto, aconselho a usar conservantes porque existe sempre o risco de degradação precoce do sabão, pelo que deve ser usado mais rapidamente. Embora em seco ele se aguente bem, assim q o começamos a usar a água vai ajudar as bactérias e os fungos a alimentarem-se dos ingredientes “vivos” (as polpas de frutos, os grãos e farinhas e as flores secas colocadas no meio do sabão)…
Eu não tive ainda problemas com esse facto, mas eu uso óleos essenciais e jogo com as suas propriedades antibacteriana e antifúngicas.
Estes são alguns dos sabões em q eu utilizei sumos e/ou polpas
Pepino e sumo de aloé (ficou óptimo)
http://saosabao.blogspot.com/2010/04/receita-sabao-de-pepino-e-aloe.html
urtigas (tb ficou bom e com aroma de ervas)
http://saosabao.blogspot.com/2010/04/champoo-em-barra-entre-outros.html
laranja e cenoura e outro com e sumo de aloé (o de laranja ficou muito bom , mas mole aco q não fiz bem a conta da água/polpa/sumo; o de aloé tb ficou um pouco brnado pela mesma razão)
http://saosabao.blogspot.com/2010/02/saboes-acabadinhos-de-fazer-fresquinhos.html
com pasta de azeitonas verde (bom e bastante duro)
http://saosabao.blogspot.com/2010/09/novos-saboes-em-cura-quase-prontos-usar.html
e pasta azeitonas pretas que também ficou bom
http://saosabao.blogspot.com/2010/04/sabao-de-azeite-e-azeitonas-pretas-e.html
Também já usei café, “chas” com ervas como alecrim, menta e erva doce.
Há quem faça com polpa de manga, banana, uvas, vinho(tem q aquecer para evaporar o álcool) , cerveja (deixar 1 semana aberta para ficar choca e não ter gas), leite (tem q estar congelado para não queimar demasiado quando se junta à soda cáustica e usado na proporção de não mais de 50% de leite),
Podem ler este site com imensa informação
http://candleandsoap.about.com/od/beyondbasics/a/lyealternative.htm
Quanto às essências, eu não uso essências no sabão natural, a não ser q depois o queira levar novamente ao lume e andar de volta dele por umas boas horas, porque todas as vezes que usei o sabão “talhou” como se fosse maionese falhada! Existem essências melhores e piores q se comportam de forma diferente , é questão de ir experimentar e ver qual a melhor.
Eu uso óleos essenciais para aromatizar os sabões, tenho o cuidado de só utilizar óleos essenciais que se podem usar na pele, embora use os citrinos (q podem provocar foto sensibilização), mas como o óleo contido no sabão é removido pela água do banho, não apresenta problemas . O caso é diferente se o óleo essencial é usado num creme.
Procure informação sobre aromaterapia. Existe muita informação em protugues, mas também pode procurar em inglês. http://candleandsoap.about.com/od/fragrancesandaromatherapy/a/fragranceoils.htm
Os sumos e polpas também podem ser usadas para dar alguma cor ao sabão:
sumo de cenoura = cor de laranja
pepino=verde
café =castanho claro, etc.
http://candleandsoap.about.com/od/soapmakingbasics/a/natcolors.htm
Bom espero ter ajudado!
Boa noite!
2 comentários:
Cara Florbela, se ajudou.
Nao podia ser mais esclarecedora e ainda com nn informacao extra.
Grata pela sua disponibilidade,
Bem haja, um forte abraco
Paula Branco
Muito útil, como sempre! Obrigado. Bjs, Ana C.
Enviar um comentário