RSS

sexta-feira, 26 de março de 2010

Manteiga de karité

nozes de karité
Arvore de karité

Noz de karité


manteiga de karite e nozes



nozes de karité num ramo



Manteiga de karité ( ou manteiga de shea) (Butyrospermum parkii)

A manteiga de karité (ou shea) é extraida das nozes de uma arvore africana (Butyrospermum parkii).
As nozes são esmagadas e trituradas por pressão. O produto final é então refinado (limpo de impurezas). Esta manteiga é extremamente valorizada nos países de origem, inclusive como gordura comestível. O produto que é exportado destina-se principalmente ao fabrico de sabões e velas. É utilizada pela industria cosmética para a preparação de loções, cremes e produtos para o cabelo. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares.
A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. É também usada para o cabelo. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites.

É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas, o que a torna uma eleita pelas mulheres africanas. É muito bem tolerada mesmos pelas peles sensiveis, e inclusivé usada em produtos para bébes.
Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.

INCI:Butyrospermum parkii oil

1 comentários:

maria luz disse...

ME ENCANTA TU PAJINA, TE FELICITO UN FURTE ABRAZO VIOLETA MARIA LUZ

Enviar um comentário