RSS

sexta-feira, 26 de março de 2010

Óleo de amendoas doces









Óleo de Amêndoas Doces
Espécie: (Prunus Amygdalus Dulcus)
Para manter todas as suas propriedades, a extracção deste óleo deve ser por pressão a frio pressão da semente da amêndoa doce e não da amêndoa amarga, esta ultima contém maior quantidade de ácido prússico ou cianídrico que pode causar reacções adversas graves.
O Óleo de Amêndoas Doces é um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, mas é bom para todos os tipos de pele. É um dos óleos mais usados em cosmética, aromaterapia e para a elaboração de sabonetes artesanais e sabão natural. Em comparação com outros óleos de base, a amêndoa doce tem uma viscosidade média, boa para todos os tipos de massagem, pois é facilmente absorvido pela pele deixando-a suave e hidratada. O Óleo de Amêndoas Doces contém vitaminas A, B1, B2 e B6. É rico em proteínas e vitamina D, e é considerado um óleo extremamente nutritivo, sobretudo se for usado com regularidade. Rico em ácidos essenciais gordos oleicos, linoleicos e palmiticos, os quais lhe conferem propriedades especialmente benéficas, para usos tópico em peles secas e desidratas.


É utilizado no fabrico do chamado sabão natural porque devido à presença desses oleos, saponifica facilmente (transforma-se em sabão sob a acção de uma base alcalina). Pode-se usar como óleo de base ou como sobre engorduramento, no “traço”. Tem uma pequena quantidade de vitamina E o que ajuda à sua conservação. Excelente para ajudar a fortalecer as unhas. é usado também na elaboração de cremes e loções para o corpo e balsamos labiais
Segurança
Só uso externo, não ingerir.




Denominação INCI:Prunus amigdalis dulcis oil

0 comentários:

Enviar um comentário