RSS

sábado, 19 de maio de 2012

Medidas de segurança na manufactura de sabão natural

Medidas de segurança na manufactura de sabão natural





Muito importante O mais importante a considerar é o perigo de soda cáustica ou potassa cáustica. Ambos os ingredientes são perigosos e devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais. Quando misturado com água produz uma solução alcalina que em contacto com a pele pode causar queimaduras químicas significativas e cujos vapores tóxicos podem provocar danos nos olhos e garganta quando inalados. Devem-se seguir as instruções de segurança, quando da preparação da solução alcalina (junção da água com a soda cáustica) que representa o momento de maior perigo. A partir do momento em que a saponificação, esse perigo diminui e já não é perigoso para a pele. É importante fazer o calculo correto da soda cáustica necessária para a gordura a utilizar para que não fique uma quantidade excessiva de soda cáustica no sabão.

O material de protecção deve ser:




Óculos de protecção (para evitar salpicos nos olhos)





Mascara (para evitar a inalação de vapores)




Luvas de borracha (para proteger as mãos)




Avental ou bata para proteger a roupa

Em geral deve-se usar roupa de manga comprida, calças e sapatos fechados, para limitar o contacto acidental com a solução alcalina na pele.


Ao mexer a massa com a varinha mágica deve-se ter o cuidado de manter as lâminas, submersas antes de ligar, para que não salpique.


Em caso de contacto com a solução cáustica ou da massa de sabão, lavar abundantemente com água corrente e vinagre. Em caso de contacto com os olhos , lavar imediatamente com água corrente e procurar assistência medica urgente  .


Este processo não deve ser feito por crianças, devem ser mantidas afastadas por protecção.

Manter animais de estimação também fora da divisão onde é feito o sabão

1 comentários:

Marta disse...

Muy buena información.

Enviar um comentário